TUDO PELO EVANGELHO?

Autor: Pastor Maurício Ribeiro

Texto base: 1 Co 9.22
“Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns”.
Será que “tudo” vale, qualquer coisa, para pregar o Evangelho de Jesus Cristo, será que não existem critérios prescritos pelo próprio Senhor a esse respeito, será que os Apóstolos, a primeira igreja Cristã, não nos deixou um legado, o qual devamos seguir, alguém poderia dizer que, tudo pelo evangelho é ser livre para pregar a Palavra de Deus a qualquer custo. Mas que liberdade é esta, liberdade para socar alguém até que desmaie o morra, liberdade para enganar pessoas de fé, liberdade para conduzir pessoas ao erro induzindo-as a pecar inconscientemente? Que Evangelho é este? E que Jesus é esse, que recebe uma adoração tão carnal e mal cheirosa, que divide, e escandaliza? Danças sensuais dentro de templos que foram consagrados ao Senhor, boates gospel, a palavra de origem francesa boate significa: casa de entretenimento noturna, onde jovens, homens e mulheres flertam lascivamente, onde homossexuais exprimem seus desejos mais pervertidos. Será que vale tudo mesmo? Será que a santidade tem outro significado, será que o livro de Levíticos foi anulado, será que os ensinamentos de Cristo e seu testemunho dão base para tais atrocidades eclesiásticas? Pergunto ainda a esta casa, Deus mudou?
Penso que esta Bíblia diz que Ele não muda, vejamos Malaquias 3.6: “Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” Porque não incentivamos nossos jovens a orar, porque não lhes mostramos a verdade da Palavra de Deus afim de que sejam libertos de toda sorte de males, não podemos permitir que o mundo dite as regras da Igreja do Senhor, a Igreja é de Deus quem manda é Ele.
Geração rebelde que não deseja obedecer a pastores, preferem obedecer a seus impulsos carnais, fétidos pecaminosos, querem viver vinte e quatro horas sob efeito da adrenalina, da testosterona e do estrogênio, inconsequentes, dizendo sim para tudo o que lhes é proposto por satanás o governante deste mundo falido, julgado e condenado em seus delitos e pecados.
Jesus nunca permitiu a entrada do pecado na casa de Deus Pai, é de Jesus as palavras escritas em (Jo 2.16b), “Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!”, teologicamente, pecado é o estado mal, doente da alma do ser humano, é a única coisa que pode separar o homem de Deus, e em nossos dias as pessoas o desejam ardentemente, e ainda usam o Evangelho como uma desculpa para pecar, dizendo: “estamos evangelizando”, um dos expoentes gospel que temos no Brasil disse: “me converti por que vi um cara pregando e fez o sinal hangloose daí eu vi que podia ser crente sem ser careta”, mas o que é ser careta, será que ele se referiu a ser santo, se é isso, então eu sou um careta e desejo ser assim para sempre.
1 Pedro 4.17-18 diz assim: “Pois o tempo de começar o julgamento já chegou, e os que pertencem ao povo de Deus serão os primeiros a serem julgados. Se esse julgamento vai começar conosco, qual será o fim daqueles que não creem no evangelho de Deus? Como dizem as Escrituras Sagradas: "Se é difícil os bons serem salvos, o que será daqueles pecadores que não querem saber de Deus?””
Diriam os que praticam a iniquidade, mas quem disse que eu não quero saber de Deus? Querem saber de Deus, mas, da forma deles, aceitam o Céu, mas não o Caminho que conduz ao Céu, querem ir morar no Céu, mas não aceitam as regras celestiais, não existe mudança na vida dessas pessoas, Evangelho é novidade de vida, o individuo que foi impactado pelo Evangelho transformador de Cristo muda, não permanece da mesma forma mundana e depravada, quem se encontra com Jesus de verdade, tem sua vida radicalmente transformada por Ele, foi assim com o Apostolo Paulo, foi assim com Pedro, com João, com o carcereiro de Filipos, comigo e com você que está lendo esta mensagem. Jesus Cristo não é paliativo Ele é a cura para o pecado, quem encontra Jesus encontra um novo nascimento, da água e do Espírito, é transformado numa nova criatura, é o que o Apóstolo Paulo nos diz em (2 Co 5.17) “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

Ilustração do Vale Tudo.

Falta de visão ministerial, por desobediência e rebelião, é pecado e negligência que expõe ao ridículo a Obra Santa do Espírito Santo, vejam só o que a irresponsabilidade bíblica ocasiona para a Igreja do Senhor, lideres cheios de arrogância, mas dizendo serem cheios de Deus, são inspirados a nomear seus covis de heresias da seguinte maneira:
1. CONGREGAÇÃO ANTI-BLASFÊMIAS
2. IGREJA CHAVE DO ÉDEN
3. IGREJA EVANGÉLICA ABOMINAÇÃO À VIDA TORTA
4. CONGREGAÇÃO PASSO PARA O FUTURO
5. COMUNIDADE DO CORAÇÃO RECICLADO
6. CRUZADA DE EMOÇÕES
7. IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL A ÚLTIMA EMBARCAÇÃO PARA CRISTO
8. COMUNIDADE ARQUEIROS DE CRISTO
9. IGREJA AUTOMOTIVA DO FOGO SAGRADO
10. IGREJA BATISTA A PAZ DO SENHOR E ANTI-GLOBO
11. ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA FIEL ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA
12. IGREJA CRISTO É SHOW
13. IGREJA PENTECOSTAL DO PASTOR SASSÁ
14. BOLA DE NEVE CHURCH
15. IGREJA EVANGÉLICA ADÃO É O HOMEM
16. IGREJA PENTECOSTAL JESUS VEM, VOCÊ FICA
17. IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL DA BÊNÇÃO ININTERRUPTA


Quando Paulo diz ter se passado por “fraco”, esta foi a palavra usada ao referir-se como tal, (do grego Astenês), que quer dizer:

Fraco, fisicamente doente, genericamente fraco = inexpressivo.

Inexpressivo:
1. Ausência de expressão (no rosto).
2. Falta de vivacidade.
3. Frieza.


Astenês: Esta é a forma natural da palavra, ou seja, sem variação que significa: fraqueza, doença, enfermidade ou timidez, darei uma atenção maior a esta última palavra pois um de seus significados é este “tendência para ceder a sugestão ou imposições”.

Visto que Paulo era letrado um homem que fora educado aos pés de Gamaliel um dos doutores da lei, filósofo, em fim, um mestre no conhecimento, (At 5.34; 22.3), entendo que a expressão “me fiz de fraco”, não poderia ser fraco espiritual, que pecava, ou se despojava dos valores morais de uma vida transformada por Cristo em detrimento do Evangelho cujo qual defendia com a própria vida, não, mas uma das possibilidades é que o Apostolo tenha se passado por inculto, iletrado, ou até mesmo tenha se feito passar por doente físico mesmo, para assim ganhar aqueles que os demais não estavam dispostos a se aproximar por preconceito, medo de uma possível contaminação, ou até mesmo tenha se feito, desesperado, oprimido afim de ganhar os denominados “fracos” . Um dos significados da palavra no original é: “genericamente fraco”, ou seja, dá-nos a entender que o Apostolo tenha se feito fraco em todos os aspectos em que um ser humano possa se encontrar, como por exemplo: fraco fisicamente, psiquicamente, psicologicamente e emocionalmente, porém jamais moralmente ou espiritualmente. Por isso não se deve esquecer que Paulo jamais envergonharia o Evangelho de Cristo, nem se quer daria mau testemunho daquilo que ele via e ouvia da parte de Deus, vejamos algumas referências bíblicas: (At 22.14-21; 1 Co 9. 24-27; Fp 4.8; Tt 1.15), o Apostolo Paulo nunca se contaminou com o pecado de alguém, muito pelo contrário ele ajudava as pessoas a se santificarem pregando-lhes o Evangelho da forma que eles viessem compreender (Rm 15.19). É preciso entender que Paulo não se prostituiu para ganhar as prostitutas, ele não roubou para ganhar os ladrões, ele não se corrompeu para ganhar os corruptos nem tão pouco tornou-se hipócrita para ganhar os de sua linhagem religiosa os fariseus. Deve-se entender que a mente de Paulo já não era a mente de Saulo, mas sim uma mente transformada por Jesus Cristo (Gl 2.20), a fim de pregar aos da lei o Apostolo confiava no testemunho de Saulo, pois os que o conheceram antes da conversão não acreditariam que pudesse ele se tornar um dos que ele outrora perseguia, açoitava e prendia. (At 22.18-20).


CONCLUSÃO
Concluo o presente sermão com o texto de (1 Co 9.23): Tudo isso Paulo fazia afim de se tornar cooperador com o Evangelho. Simplesmente o evangelho, nada mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após a avaliação do moderador!