Entrega Total Não 10 mas 100%, assim procede o homem comprometido com Deus!






















Texto Base: 1 Crônicas 29:14
Autor: Pr. Maurício Ribeiro


Deus não deseja receber somente aquilo que Ele já ordenou que lhe fosse entregue, Deus deseja receber voluntariamente tudo o que temos e tudo o que somos com alegria e generosidade.


ILUSTRAÇÃO:

Um jovem casal, que havia mudado recentemente para uma nova localidade, desejou unir-se a uma igreja próxima e pediu que o pastor os visitasse e os instruírsse acerca dos ensinos da igreja.
Um membro da igreja soube do interesse do casal e decidiu “ajudar” o pastor, telefonando para aquela jovem senhora.
- O pastor ainda não lhes falou sobre o dízimo? – perguntou o membro.
- Não – respondeu a senhora.
- Bem – informou o membro – ele vai dizer-lhes que, antes de poderem fazer parte da congregação, terão de concordar em pagar 10 por cento de suas entradas para a igreja.
Quando o pastor visitou novamente aquele casal, a primeira coisa que a esposa perguntou foi:
- É verdade que se exigirá de nós o pagamento de 10% de nossas entradas, antes que possamos fazer parte da igreja?
O pastor suspirou uma oração silenciosa, clamando por sabedoria do alto. E então, mantendo a serenidade, respondeu:
- Lamento, mas a senhora foi mal informada. Na verdade, vocês serão solicitados a dar 100%, aliás, terão de dar a si próprios. Pois a Bíblia ensina que tudo pertence a Deus, portanto, qualquer coisa que Lhe devolvermos, já era dEle para começar. Acompanhem-me na leitura de 1Crônicas 29:14:

“No entanto, o meu povo e eu não podemos, de fato, Te dar nada, pois tudo vem de Ti, e nós somente devolvemos o que já era Teu.”

Depois ele continuou:

- Deus testa Seus filhos, instruindo-os a devolverem um décimo de sua renda para o Seu “tesouro” (Ml 3:10) – a tesouraria da igreja, isso é chamado de dízimo,

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”
Continuou o pastor:

Mas Ele também nos convida a dar ofertas voluntárias. Acontece que ainda não é tudo. Deus apela para ofertarmos a ós mesmos como sacrificio vivo, para sermos usados a Seu serviço, como Ele achar melhor.
-Ah! – disse a esposa – eu quero pertencer a uma igreja que espera tanto de mim!
Também o marido concordou. Oportunamente o casal foi batizado e se tornou um esteio para aquela igreja.
Quando chegamos ao ponto de reconhecer que tudo o que temos e somos pertence a Deus, a obediência fiel às expectativas dEle se torna um prazer.

I – TUDO PERTENCE A DEUS NÃO PODEMOS LHE OFERECER NADA
A. COMO OFERTAR ALGO A ALGUÉM QUE JÁ TEM TUDO?
(1 Corintios 10:26) Porque do Senhor é a terra e a sua plenitude.
Ilustração
Imagine que o homem mais rico do Planeta vai dar a maior festa que o mundo já viu, porém este homem decidiu selecionar várias pessoas de todo os lugares da Terra, e dentre os selecionados de todas as nações está você. Daí você começa a pensar o que eu darei de presente a este homem, roupas... não ele já deve ter todas, joias, uhhh nem se fala, ah já sei, um relógio, aiaiai me esqueci que ele dono da rolex. Então ele foi pensando, pensando e não conseguiu concluir outra coisa, a não ser que, aquele homem não queria nada além de sua presença em sua festa! Disse ele: pobre que sou e ele sabe disso, e acho que ele também sabe que já tem tudo o que poderia querer, não poderia me convidar esperando um presente meu, creio que ele somente deseja a minha presença. E assim ele foi para a festa, e quando lá chegou, foi recebido com muita alegria pelo dono da festa, que entregou a ele roupas novas, pôs no dedo dele um anel de ouro puro, e disse que à partir daquele dia ele seria parte de sua família enquanto ele vivesse. Assim será no céu com Jesus, todos os que cremos nEle recebemos o convite para festa as bodas do cordeiro, e chegando lá Ele nos receberá com muita alegria nos dará vestes novas um corpo glorificado e para sempre seremos parte de Sua família Eterna.
B. A RESPOSTA É ESTA: OFERTANDO ALGO QUE ELE AINDA NÃO TENHA. (Gl 3:26-29)
“Pois todos vós sois filhos de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Destarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.”
- Deus ainda não tem um coração que não se entregou a Ele, só é de Deus aquele que pelo Espírito Santo abriu seu coração para Cristo. (Deus respeita o livre arbítrio, a capacidade de escolha que todos temos desde Adão, “escolham hoje a quem servir, a Deus ou as riquezas”, é uma escolha).

II – O QUE DEUS MAIS DESEJA TER É O NOSSO CORAÇÃO TOTALMENTE DELE. (II Crônicas 16:9A)
O rei Asa fez aliança com Ben-Hadade rei da Síria, tomando prata e ouro da Casa do Senhor...no verso de número 9 parte B, Asa é repreendido pelo profeta Hanani que disse: “nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti.” Quando falamos de entrega, falamos de confiança e é justamente isso o que Deus espera de nós.

A. NÃO SE DEVE CONFIAR NO DINHEIRO OU PODERES DESTA TERRA
Sl 52:7-8 Davi diz: Eis o homem que não fazia de Deus a sua fortaleza; antes, confiava na abundância dos seus próprios bens e na sua perversidade se fortalecia. Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante, na Casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para todo o sempre.

(Pv 3:5) Confie no Senhor de todo o teu coração e não se apoie (ou te estribes)na sua própria inteligência (ou entendimento).

B. QUEM CONFIA NO SENHOR É MAIS FELIZ DO QUE AQUELE QUE NÃO CONFIA
(Pv 16:20) O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no SENHOR, esse é feliz.
C. Quem confia no Senhor tem prosperidade
(Pv 28:25) O cobiçoso levanta contendas, mas o que confia no SENHOR prosperará. (Para ficar rico o cobiçoso mata até os pais – ex: Suzane Richtofen)
D. QUEM CONFIA NO SENHOR TEM PROTEÇÃO DIVINA
(Pv 30:5) Toda palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que nEle confiam.


III – DEUS NÃO QUER SOMENTE 10% ELE DESEJA 100% DE NÓS
A expectativa de Deus em relação a Seus filhos é que esses sejam totalmente dEle, (II Crônicas 16:9), Deus deseja ter comunhão com seus filhos e para conseguir isso, tem nos falado sobre esse assunto em toda a Sua palavra. Quando falamos de Dízimos e ofertas, algumas pessoas ficam constrangidas, e esse fato, nos mostra o quanto somos apegados ao dinheiro e infelizmente também nos esclarece o quanto estamos afastados de Deus.

A. O AMOR ÀS RIQUEZAS NOS AFASTAM DE DEUS
(Mt 6:24) Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.




B. DEUS DESEJA OFERTAS OBEDIENTES E SACRIFICIAIS
Abraão um dos heróis da fé, ofertou mais que tudo, ofertou o que lhe era mais valoroso, a vida de seu único filho, Isaque. (Hb 11:17A) Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque;
Isaque representava para Abraão sua posteridade; ou seja a continuidade de sua descendência, para um judeu sua linhagem é tão importante quanto a própria vida, entende-se então que Abraão ofereceu a Deus o seu melhor por obediente amor ao seu Deus.

C. QUANDO ENTREGAMOS 100% ACIONAMOS A ATENÇÃO DE DEUS
(Mc 12:43) E, chamando Seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes.
Naquela época quando uma mulher ficava viúva, tornava-se um ser desprezível para a sociedade, não tinha direito nenhum, não recebia ajuda alguma, o único recurso para uma viúva era a misericórdia de Deus. Mesmo assim aquela viúva pobre adorou ao Senhor com tudo o que tinha, suas moedinhas de pouco valor.
Não é o quanto entregamos a Deus que conta, mas a intenção de nosso coração na entrega. Deus não está preocupado se a sua oferta é de um milhão de reais, ou apenas 1 real, o que preocupa a Deus é o estado de nossos corações quando nos propomos ofertar na casa dEle e a Bíblia nos leva além disto, qual o real estado de nossas almas com relação a Deus. Estamos dando dinheiro a Deus, (como se Ele precisasse disso), ou realmente estamos sendo uma oferta agradável a Deus, como o foi Isaque que obedientemente se entregou, adoração é muito mais do que dar dinheiro para a Igreja, adoração é estilo de vida é ENTREGA TOTAL, 100% nas mãos do Pai.

Fidelidade, generosidade e amor é o que deve ocupar o coração do dizimista e ofertante.

Paulo falando aos Filipenses disse: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. (Fp 4.8)

No Evangelho de Mateus no capítulo 16:24 Jesus diz: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” Daí eu te pergunto, pense comigo, o que é que nós temos para perder nesse mundo, quando comparamos com o que Deus tem preparado para aqueles que o amam? Se a sua resposta é “NADA”! Está no caminho certo.

CONCLUSÃO
Deus está procurando os fiéis da terra, pessoas que o temem e o servem com alegria, generosidade, desprendidas de tudo o que é material, com amor e devoção. A essas pessoas, os fiéis, Ele recompensará com tamanha abastança qual não haverá lugar suficiente para guardar e por fim uma Vida Eterna de paz alegria e prosperidade genuína, prosperidade que está vida desconhece e não é digna de receber, para toda a eternidade viveremos na presença de Deus esta fielsim é a prosperidade que todo homem precisa e deve buscar, como aquele que busca tesouros escondidos. Amém.

Sola Scriptura

Pr. Maurício Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após a avaliação do moderador!