CONHECIMENTO É ESSENCIAL, RELACIONAMENTO É VITAL

Essencial é o que não pode faltar, vital é aquilo que não da para viver sem.
Texto base: Sl 95.7-11

Introdução:

Conhecer sobre Deus é essêncial para a vida cristã, sem leitura diária da Palavra de Deus, não poderemos mantê-lo em nossas mentes, conhecer a Deus é estudar a Sua soberana Palavra, assim disse o Apóstolo Paulo em (2 Tm 3.16,17): “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente hábilitado para toda boa obra”. Não podemos anular a Bíblia Sagrada achando que iremos conhecer a Deus somente através de experiências metafísicas ou sobrenaturais, em revelações e profecias, a Palavra de Deus é a maior autoridade no Céu e na Terra quando se trata da revelação de Deus, o próprio Deus soprou aos ouvidos dos escritores sacros, afim de que todos os que quizerem conhecê-lo, conheçam-no através de Sua própria Palavra.
No livro de David Jackman “Descobrindo a Bíblia”, o autor diz: “...na Palavra de Deus e em Seu Espírito, Deus nos dá recursos suficientes para sermos suficientemente cristãos nesse mundo... nosso próximo passo é reconhecer que tal suficiência é experimentada por aqueles que colocam em prática, em suas vidas, o que eles têm entendido do texto bíblico. A prova do bolo está realmente no seu sabor. A Bíblia mesma é especialmente clara a esse respeito. Seu propósito é promover ação, nunca simplesmente fornecer conhecimento. Conhecer a Deus é amá-lo e obedecê-lo”.
Num outro trecho do livro Jackman nos diz: “Em contraste, o maior perigo que qualquer ouvinte ou leitor da Bíblia pode cair é a dureza de coração que vem através do não agir de acordo com o que se entendeu”. “Hoje se ouvires a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Sl 95.7,8), essa exortação é para nós. A referência é a Israel no deserto que viu os feitos de Deus, tais como, a provisão de água da rocha, e que ouviu a palavra de Deus através de Moisés; mas em vez de confiarem nele, eles o testaram e o provaram. O seu ouvir não combinava com a sua fé e, assim, através da descrença, eles não foram capazes de entrar no descanso de Deus (Hb 3.7; 4.2).
Tal como a misericórdia é maior que a justiça, o relacionamento é maior que o conhecimento, um não anula o outro, mas como a água está para a vida terrena o relacionamento que temos com Deus está para a Vida Eterna. de nada vale termos todo o conhecimento da Bíblia e vivermos distantes de Deus, descompromissados com Sua obra, inoperantes no exercício do Evangelho e infrutuosos no exercício dos dons do Espírito.
Afim de que a Igreja do Senhor não caísse no abismo do desagrado a Deus, o Apóstolo Pedro deixou algumas recomendações em sua segunda epístola no Capitulo 1 e versos 3-15: 3)“ O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para vivermos uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomarmos parte na sua própria glória e bondade.4) Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina.5) Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento 6) e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus. 7) A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. 8) Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo. 9) Mas quem não tem essas coisas é como um cego ou como alguém que enxerga pouco e esqueceu que foi purificado dos seus pecados passados. 10) Portanto, meus irmãos e minhas irmãs, procurem ficar cada vez mais firmes na certeza de que Deus os chamou e escolheu. Se vocês fizerem isso, jamais abandonarão a fé 11) e assim receberão todo o direito de entrar no Reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 12) Por isso, farei sempre com que vocês lembrem dessas coisas, embora já as conheçam e estejam firmes na verdade que receberam. 13) Penso que, enquanto eu viver, é justo que faça com que vocês lembrem dessas coisas. 14)”.

Precisamos ter em mente que Deus nos criou para se relacionar conosco, a Bíblia nos dá essa certeza logo em Seu inicio em Gn 3.9 que diz: “E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: onde estás?”, Adão e Eva reconheceram a voz de Deus, o que dá a entender que eles mantinham um RELACIONAMENTO. Deus nos deixou orientações maravilhoas em Sua Palavra para que quando Ele vier nos chamar, não façamos como Adão e Eva que se esconderam dEle por estarem em pecado. No texto de 2 Pedro que acabamos de lêr observamos a orientação de Deus a nós a sua Igreja:

O Apóstolo Pedro nos deixa uma série de qualidades morais, e ressalta no verso oito que quem as tiver e as aumentar, serão mais ativos e produzirão muita coisa boa. Vejamos a lista dessas qualidades:

1 – Bondade e fé.
2 – Bondade e conhecimento.
3 – Conhecimento e domínio próprio.
4 – Domínio Próprio e perseverança.
5 – Perseverança e devoção a Deus.
6 – Devoção a Deus e amizade cristã.
7 – Amizade cristã e amor.

Precisamos agora entender o que o Apóstolo está nos dizendo com esta matemática.

1º Não adianta ser bom e não crêr em Deus, pois assim diz Sua Palavra: “mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16).

2º Aquele que é bom e crê em Deus está num bom caminho, mas se não tem o verdadeiro conhecimento de Deus, corre grande perigo!!!... Assim profetizou Oséias...“ O meu povo foi destruido, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esquecestes da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos ”. (Os 4.6). Nesse tempo até os sacerdotes estavam distantes de Deus, pois haviam se misturado com outros povos e assim se esqueceram de Deus.

3º O conhecimento de Deus é para o homem uma coroa, (2Cr 1.11 em resumo) diz: “Então disse Deus a Salomão...Porquanto houve isto no seu coração... pediste para ti sabedoria e conhecimento... te constitui rei”. Mas quem tem o conhecimento domine-se a si mesmo. (Pv 16.32) diz assim: “Melhor é o longanimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.” Este provérbio quer dizer que a autodisciplina, o autocontrole, ou seja, o domínio próprio, é mais importante e mais difícil do que força física.

4º Ter a capacidade de dominar o próprio ser é uma benção, um dom de Deus para os homens, mas de pouco servirá para quem não tem PERSEVERANÇA. Os ataques das trevas vem em direção a nós todos os dias, são calunias, difamações, situações constrangedoras, raiva, fúria, angustias e dores, não é fácil seguir a Jesus Cristo, Ele passou por tudo isso e muito mais, Ele sofreu todas essas perseguições e esteve frente a frente com o diabo, mas Ele perseverou em cumprir o que o Pai havia determinado em Seu ministério, por isso Jesus diz em Mt 10.22: “E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim será salvo”.

5º Perseverar em quê? tem gente que é perseverante que é uma maravilha! Persevera na preguiça, persevera na malandragem, o pastor faz o convite: - vamos a igreja meu filho, o malandrinho responde: - pastor eu só vou alí resolver um probleminha e já volto. Pernas pra que te quero, e não volta mais. Existem aqueles que perseveram várias horas na televisão, mas não tiram uma hora se quer para meditação da Palavra de Deus, existem também aqueles que perseveram no trabalho, está certo tem que trabalhar mesmo, existem outros que perseveram no estudo, parabéns tem que estudar mesmo, mas quando se trata de trabalhar na casa de Deus, os pés doem a cabeça roda, o corpo está cansado e etc. E quando é para estudar a Bíblia, o sono vêm na hora é impressionante, sons atrapalham, um amigo telefona, alguém bate na porta, já perceberam irmãos que para as coisas da vida terrena não existem empecílhos, mas para as de Deus às vezes nós mesmos somos um empecílho. Portanto querido irmão aprenda nesta noite que perseverança deve ser em devoção a Deus em primeiro lugar, depois as outras coisas, Jesus Cristo nos ensinou esta lição em Mt 6.33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

6º Quem aqui não viu em sua vida uma pessoa devota a Deus, uma benção, frenquente nos cultos, impecável em suas vestes, britânico nos horários, fiel dizimista, generoso nas ofertas, acho que todos aqui já conhecemos alguém assim, aquele que antes do templo ser aberto já estava lá esperando abrir, louco para orar a Deus, para cantar o hinos de louvor e adoração, creio eu que a maioria de nós se conheceu, já ouviu falar de alguém assim, uma benção! Glória a Deus! amados o engraçado é que sabemos que a adoração a Deus existe em duas perspectivas, na vertical e na horizontal, adoramos exclusivamente a Deus na vertical, mas na horizontal adoramos a Deus cumprindo Seus mandamentos, honrando nossos irmãos em devoção a Deus, tendo prazer na companhia dos irmão em Cristo, afinal de contas, do que nos adianta sermos zelosos na Casa de Deus, mas desprezar a Igreja que somos nós, cada um de nós. Atos 2.46 diz assim: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão de casa em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,”. Valorize a amizade cristã também conhecida por fraternidade.

7º Por fim o Apóstolo Pedro encerra dizendo: “...e à amizade Cristã juntem o amor”, você já ouviu falar de amigos que não se amam? É até um pouco difícil de entender não é irmãos, se é amigo tem que amar não é mesmo, pois é, mas nem sempre é assim, e Pedro sabia disso amados, nem sempre um amigo ama, Pedro estava lá quando Judas traiu Jesus com um beijo traiçoeiro em Seu rosto. E isso acontece conosco mesmo amados, necessitamos tanto de Deus irmãos, até mesmo para amar um amigo, precisamos que Deus nos ensine a amar, pois o amor de Deus é perfeito, esse é o amor que lança fora todo o medo, João diz assim: “no amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. Amizade cristã sem amor não existe, porque Deus é amor, e se somos Seus filhos o Amor está em nós. A Palavra de Deus nos diz assim: “ Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo. Mas quem não tem essas coisas é como um cego ou como alguém que enxerga pouco e esqueceu que foi purificado dos seus pecados passados”. (2Pd 1.8,9).

CONCLUSÃO:

“Portanto, meus irmãos, procurem ficar cada vez mais firmes na certeza de que Deus os chamou e escolheu. Se vocês fizerem isso, jamais abandonarão a fé e assim receberão todo o direito de entrar no Reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. (2Pd 1.10,11). Deus deseja ardentemente se relacionar com você, abra o seu coração pra Deus, deixe que Ele faça morada em seu interior, abra seus ouvidos espirituais para que Ele fale com você, peça a Deus que dê a você olhos sem escamas para que você veja o quanto Ele te ama. Deus abençoe sua vida. Amém!

Sola Scriptura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após a avaliação do moderador!