CONHECIMENTO DE DEUS O COLÍRIO QUE A IGREJA NECESSITA

Lc 6.39 – 42

Objetivo: Conduzir a cada irmão ao caminho do reconhecimento de seus próprios erros, para que possam crescer e chegar à estatura de varão perfeito, sabendo que esta é a vontade de Deus.

Jesus é nosso modelo de crescimento, Lucas 2:52 diz: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”. Isso não aconteceu somente com Jesus, no AT com o profeta Samuel não foi diferente, I Sm 2:26 diz: “Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens”. O que precisamos compreender é, que crescer em sabedoria, estatura e graça é possível para nós, homens e mulheres que têm em si uma nova natureza em Cristo Jesus.

No decorrer de minha trajetória como servo de Deus, tenho podido observar a diversidade das denominações existentes em nosso país, sendo que algumas delas são denominações sérias com suas convenções, com historicidade e muitos frutos produzidos na seara. Já outras, têm seu fundamento erigido sobre rebeliões, torpe ganância, visões errôneas do Reino de Deus, hermenêutica má aplicada, interpretações inusitadas das Sagradas Escrituras e etc.
Quem nunca ouviu falar de uma igreja com o nome engraçado? Ai vão alguns deles: Congregação Anti-Blasfêmias, Igreja Chave Do Éden, Igreja Evangélica Abominação À Vida Torta, Comunidade Do Coração Reciclado, Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal Cruzada de Emoções, Igreja Evangélica Pentecostal A Última Embarcação Para Cristo, Igreja Automotiva Do Fogo Sagrado, Igreja Batista A Paz Do Senhor E Anti-Globo, Assembléia de Deus Do Pai, Do Filho e Do Espírito Santo, Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D'água, Igreja Da Cruz Erguida Para O Bem Das Almas, Igreja Filho Do Varão, Igreja Da Oração Eficiente, Igreja "A" De Amor, Igreja Dekanthalabassi, Igreja Cristo É Show, Igreja Pentecostal Do Pastor Sassá, Igreja E.T.Q.B. (Eu Também Quero A Bênção), Igreja Evangélica Florzinha De Jesus, Igreja Evangélica Adão É O Homem, Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado, Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica, Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe De Cristo, Igreja Evangélica O Senhor Vem No Fim, Igreja Pentecostal Planeta Cristo, Igreja Evangélica Pentecostal Da Bênção Ininterrupta.
Esses nomes são apenas alguns exemplos da debilidade dos lideres das citadas igrejas, lembrando que tais nomes não são os erros mais graves.
No município da Serra no Espírito Santo, um homem por nome de Justino (50 anos) que se denomina pastor evangélico, disse ter encontrado na Bíblia que poderia usufruir de um relacionamento extra-conjugal o que indica (adultério). O dito “pastor” baseia-se no texto de Oseias 3:1, o senhor Justino não adultera somente com a mulher, adultera primeiro o texto das Sagradas Escrituras, o Senhor não disse: “ama uma mulher, amada de seu amigo e adultera...”, o Senhor disse: “ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera...” um erro de semântica, um erro de leitura conduziu um homem que se achava “pastor” ao adultério. Onde estava o Espírito Santo enquanto o pastor fazia sua leitura do texto de Oséias, o que iluminou ou quem iluminou aquele homem? O Espírito Santo com certeza absoluta lhes afirmo que não foi.

Vejamos o que a Palavra de Deus nos diz a respeito deste assunto:




I – Um homem cego não pode servir de guia – Lc 6:39
Quem é guiado por um cego, sofre sérias conseqüências:
1. Jesus diz, que ambos caem do barranco.
2. Não é prejudicado somente quem guia, mas o que é guiado também.
3. Quem cai do barranco se machuca, muito.
4. Quem cai do barranco pode até morrer.
5. Mas a maior consequência dessa queda é a separação de Deus.

II – Um homem cego não pode se tornar mestre – Lc 6:40
Como pode o aprendiz dizer saber mais do que o mestre que o ensina.
Assim disse Jesus:
1. O discípulo não está acima do seu mestre.
a. Jesus está dizendo que os homens precisam aprender de Deus.
b. Jesus está dizendo que os homens precisam ser humildes para aprender.
c. Jesus está dizendo que o mestre veio para ensinar e o discípulo para aprender.
d. E por ultimo Jesus está dizendo, que aquele que se dispuser a aprender, um dia será como o seu mestre.
* Por causa de pessoas que não tem ouvidos para aprender, heresias são concebidas e disseminadas como um vírus que trás doenças para o corpo.

III – Um homem cego não pode se quer enxergar a si mesmo – Lc 6:41-42
O cego espiritual somente enxerga o que ele quer ver, ele não se enxerga, na maioria das vezes quer servir de conselheiro ajudando outras pessoas que como ELE MESMO, precisam de ajuda.

Características de um cego espiritual:
a. Sempre está certo.
b. Sabe de tudo e sobre tudo.
c. Nunca assume a culpa, pois na verdade ele não erra.
d. É conselheiro nato, principalmente quando é para apontar os erros alheios.

Agora iremos nos questionar um pouco:

1. Será que eu sou um cego espiritual?
2. Existe cura para a cegueira espiritual?
3. Se existe qual é a cura?

Existem respostas positivas para essas perguntas.

1. A primeira questão só você pode responder.
2. Para a segunda questão a resposta é sim, existe cura.
3. Agora para a terceira questão, a resposta é: “A cura é um processo”.

O processo é o seguinte:

A. Primeiro você precisa reconhecer seus erros. Limpe primeiro o interior do prato. Mt 23: 24-25:

Mt 23: 16-17 Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?

B. Deixe aqueles que não reconhecem os erros próprios. Não se deixe contaminar. Mt 15.14

Mt 15:14 Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.

C. Aprenda a Palavra de Deus e aplique à sua vida o que você tem aprendido dEle.

Ef 4:13 – 14 - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade (homem perfeito), à medida da estatura da plenitude (ou completa) de Cristo, para que não mais sejamos como meninos agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

Oséias 4:6 – O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.


Conclusão


Só há um meio de retirarmos as traves de nossos olhos, através do conhecimento das Sagradas Escrituras, Ela é colírio para os nossos olhos espirituais enfermos, Ela é a cura para aquele que já se encontra cego, conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após a avaliação do moderador!